Programa voltado para toda a familia católica que acompanha o Programa Alegrai-vos todos os sabados na Radio Cultura FM de Ouricuri-PE
sábado, 31 de março de 2012
Deus, o construtor de tudo
Chega de trabalhar inutilmente! Entremos no sistema de Deus! Ele é o Senhor! E, por ser Ele o Senhor, o objetivo da nossa vida é vivermos voltados para Ele. Ele é o construtor. Claro, o Senhor quer nossa participação e não a despreza. Ele é tão bom, que faz o êxito depender de nosso empenho, de nosso trabalho, mas, na verdade, quem faz tudo é Ele.
Chegamos até a pensar que tudo está dando certo por nossa causa, por nosso trabalho, nossa capacidade, quando, na verdade, Deus Pai é o construtor de tudo e todos os nossos dons vêm d'Ele.
Se o Senhor não for o construtor de sua casa, seus construtores, seus pedreiros, seu mestre de obras, todos trabalharão em vão. Se o Senhor não guarda a cidade, se Ele não é o centro e não está em primeiro lugar... nada acontece!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Santo do dia [ São Benjamim ]
Nasceu no ano de 394 na Pérsia e, ao ser evangelizado, começou a participar da Igreja ao ponto de descobrir sua vocação ao diaconato.
Serviu a Palavra e aos irmãos na caridade, chamando a atenção de muitos para Cristo.
Chegou a ser preso por um ano, sofrendo, e se renunciasse ao nome de Jesus, seria solto. Porém, mesmo na dor, na solidão e na injustiça, ele uniu-se ainda mais ao Cristo crucificado.
Foi solto com a ordem de não falar mais de Jesus para ninguém, o que era impossível, pois sua vida e seu serviço evangelizavam.
Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver, muitos leprosos fossem curados e assim muitos corações duvidosos se abriram a Deus.
Foi novamente preso, levado a público e torturado para que renunciasse à fé. Perguntou então ao rei, se gostaria que algum de seus súditos fosse desleal a ele. Obviamente que o rei disse que não. E assim o diácono disse que assim também ele, não poderia renunciar à sua fé, a seu Rei, Jesus Cristo.
E por não renunciar a Jesus, foi martirizado. Isso no ano de 422.
São Benjamim, rogai por nós!
sexta-feira, 30 de março de 2012
Saúde integral - Pe. Fábio de Melo - Programa Direção Espiritual
Cuidado! O inimigo é mestre em nos enganar
A todo instante o inimigo de Deus tenta nos deixar cegos, insensíveis e pensamos que não é bem assim. Na verdade, é o maligno que cega nossos olhos, tapa nossos ouvidos, insensibiliza nosso coração, para que não reconheçamos a maravilha que Deus fez em nós. É pela ação do Espírito Santo que o Senhor tira dos nossos olhos as vendas que causam toda essa insensibilidade, dureza e torpor.
A palavra “predestinação” já mostra que existe um destino para cada um de nós. Justamente por causa disso, a tentação continuamente nos oferece brinquedinhos, coisas que satisfazem a nossa carne e nos dão prazer, "status" e posição social. E assim nos deixamos enganar pelo inimigo por pequenas coisas. Ele é mestre em nos enganar. O diabo nos ilude fazendo-nos acreditar que somos o máximo, que somos capazes de conseguir tudo sozinhos. Até mesmo nos sentirmos superiores a Deus.
Somos chamados à santidade. Todos, sem exceções. É este o nosso primeiro chamado. Esta é a primeira vocação de todo batizado. Peça a Deus a graça de não ser mais enganado.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Santo do dia [ São João Clímaco ]
Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.
Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.
Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.
São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.
Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.
São João Clímaco, rogai por nós!
quinta-feira, 29 de março de 2012
Unidos a Jesus, retomemos nossos propósitos
Muitas vezes, ao longo da caminhada, por causa de coisinhas, facilmente desanimamos e abandonamos os nossos propósitos. Mas o segredo está em recomeçar, em pedirmos auxílio ao Senhor, em nos reconhecermos necessitados da graça d’Ele e dar passos, porque o próprio Senhor vai à nossa frente garantindo-nos a vitória. Todo homem tem um ideal, um sonho a realizar-se e é preciso perseverar, mesmo que isso pareça difícil.
”Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive” (Beato Jorge Frassati).
A sabedoria consiste em não fazermos nada sozinhos, mas sim, com Jesus, para não desanimarmos. Na vida cotidiana, em tudo o que realizarmos precisamos convidar Jesus para que aja junto conosco: no trabalho, nos relacionamentos, em casa com o esposo, com a esposa, com os filhos, com os amigos, nas dificuldades, nos empreendimentos, para que Ele nos indique o caminho certo; por onde devemos andar.
Se permanecermos firmes em Jesus, aconteça o que acontecer, poderemos até balançar, mas não cairemos.
Jesus, eu confio em Vós!
Santo do dia [ São Constantino ]
Rei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar às guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo - 'caiu do cavalo'. Era pagão, converteu-se ao Cristianismo e assumiu seriamente o chamado à santidade.
Entrou para um mosteiro irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o 'homem velho'.
Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração ante o Evangelho.
São Constantino, rogai por nós!
quarta-feira, 28 de março de 2012
Musica da Pregação do dia 27/03/2012 [ Meu Barquinho ]
Meu Barquinho
Giselli Cristina
O vento balançou, meu barco em alto mar
O medo me cercou, e quis me afogar
Mas então eu clamei, ao filho de Davi
Ele me escutou, por isso estou aqui
O vento Ele Acalmou, O Medo Repreendeu
Quando Ele Ordenou, O Mar Obedeceu
Refrão
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está, Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, Ele me guardará
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está, Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, Ele me socorrerá
Declamação:
Oh Aleluia a palavra do senhor diz mil cairão ao teu lado dez mil a tua direita mas tu,não seras atingido!Se o vento soprar contra a tua vida clame o nome de Jesus e Ele Te Socorrerá!
O medo me cercou, e quis me afogar
Mas então eu clamei, ao filho de Davi
Ele me escutou, por isso estou aqui
O vento Ele Acalmou, O Medo Repreendeu
Quando Ele Ordenou, O Mar Obedeceu
Refrão
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está, Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, Ele me guardará
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está, Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, Ele me socorrerá
Declamação:
Oh Aleluia a palavra do senhor diz mil cairão ao teu lado dez mil a tua direita mas tu,não seras atingido!Se o vento soprar contra a tua vida clame o nome de Jesus e Ele Te Socorrerá!
Pela graça do Espírito não há mais o que temer
A palavra “bênção” vem de bem + dição, e maldição vem de mal + dição. São os opostos, como graça e desgraça. Ou estamos na graça ou na desgraça. Ou estamos no escuro ou no claro. Ou estamos na bênção ou na maldição. Se estamos no caminho do Senhor, estamos na luz, na graça, e toda bênção vem sobre nós. Mas se fugimos da luz, se nos escondemos dela, fatalmente iremos para o escuro, e estaremos fora da bênção.
As células que nos formaram vieram de nossos pais. As células que formaram nossos pais vieram de nossos avós. Estamos ligados por laços de sangue. Mas não somos apenas carne, estamos também ligados por laços espirituais. Estamos ligados espiritualmente a nosso pai e à nossa mãe, aos nossos avós paternos e maternos. Tudo o que houve de graça e bênção nos nossos antepassados nos foi transmitido.
Pela graça de Deus, pela ação do Espírito Santo em você e na sua família, cai por terra todo o mal, nada o prende, porque Deus está em você. Você é o templo do Espírito Santo. E somente este Deus Trino e Santo, que habita em nós, somente Ele pode nos dar essa plena liberdade.
Pela graça do Espírito Santo não há mais o que temer, o que chorar. Somente júbilo, somente alegria, porque o inimigo de Deus é acorrentado e vencido. Seja qual for a sua situação.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
São Guntrano
Guntrano teve muitos descaminhos, muitas opções erradas. Teve muitas mulheres e muitos filhos. Como todo ser humano buscou a felicidade, porém, em lugares errados.
Um homem social, político e de grande influência, mas com o coração inquieto e desejoso de algo maior.
Deu toda sua herança para um sobrinho e se decidiu a viver uma radicalidade cristã, ou seja, viver o chamado à santidade.
Então, Guntrano passou a ouvir a Palavra de Deus e a acolher os conselhos dos bispos. Governou na justiça, a partir dos bons conselhos recebidos. Viveu a renúncia de si mesmo para abraçar a cruz e fazer a vontade de Deus.
Faleceu com 68 anos, depois de consumir-se no amor a Deus e aos irmãos, sendo cristão na sociedade.
São Guntrano, rogai por nós!
terça-feira, 27 de março de 2012
Enfrentado medos. Programa Direção Espiritual
O orvalho vivificante do Espírito agirá em sua vida
Orar no Espírito parece-nos algo tão insignificante. No entanto, lembremo-nos do orvalho, que também passa despercebido aos nossos olhos. Orar em línguas não satisfaz a nossa inteligência nem os nossos sentimentos. Mas preste atenção: perguntaram a Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, qual era o gosto da comunhão que recebera do anjo. Com simplicidade, ela respondeu: “Tinha gosto de pão”.
Igualmente quando cantamos ou oramos em línguas, não sentimos nada. Não acontece nada de especial em nosso intelecto. Pelo contrário, esse dom humilha a nossa inteligência. Mas que maravilha! Quando oramos assim, somos instrumentos de Deus para derramar sobre a Terra esse orvalho vivificante, capaz de produzir tanta vida a ponto de ressuscitar os mortos!
“Teus mortos, porém, reviverão! Seus cadáveres vão se levantar! Acordai para cantar, vós que dormis debaixo da terra! Pois teu orvalho é orvalho de luz e a terra restituirá à luz seus mortos” (Is 26,19).
É preciso fazer cair esse "orvalho" sobre a face da Terra, sobre as famílias. É preciso orar e cantar em línguas. Se você sofre com a infidelidade no casamento, ore e cante em línguas no seu leito nupcial em vez de chorar pela dor da situação. Tenha certeza de que o orvalho vivificante do Espírito Santo será derramado para ressuscitar seu matrimônio.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
São Ruperto
O santo de hoje foi um grande apóstolo da Baviera, Alemanha. A pedido do rei, foi convidado a evangelizar a França, e fez este belo trabalho. Após ser eleito bispo, a corte da Baviera o chamou, convidando-o também a evangelizar aquelas terras.
Juntamente com o apoio do rei pôde ter o apoio de muitos religiosos, inclusive de sua irmã, que também era consagrada.
São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar às altas autoridades, ao ponto do sucessor do rei já ser evangelizado.
Antes de sua última Santa Missa, sua irmã ouviu sua oração de entrega: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito”.
Em toda sua vida, e também na morte, viveu entregue a Deus.
São Ruperto, rogai por nós!
segunda-feira, 26 de março de 2012
Medo de desagradar.... Programa Direção Espiritual
Cada um de nós tem um lugar único
Quando compramos algo e não temos como efetuar o pagamento à vista, damos um adiantamento, fazemos um parcelamento. O “adiantamento” que o Senhor está nos dando é a graça do derramamento do Espírito Santo. Deus está nos dando um “adiantamento” daquilo que será a nossa herança.
O Espírito Santo Paráclito é o penhor da nossa herança. Muitas vezes, somos obrigados a penhorar um bem para conseguir comprar outro. Para comprar um carro, por exemplo, é preciso provar a sua renda e, muitas vezes, é exigido um penhor – algo que sirva de garantia de que você pagará aquele carro –, às vezes, é a casa, um terreno, algo valioso. Na verdade, muitas vezes, ele [o penhor] acaba sendo mais valioso que o próprio carro que se deseja comprar.
O Senhor quer nos dar a certeza de que receberemos a nossa herança: os Céus Novos e uma Terra Nova. Por isso Ele penhorou um bem maior: o Seu Espírito Santo, que Ele está derramando, sem medida sobre nós. Cada um de nós tem um lugar único, e somos convocados a ocupá-lo. Ele virá para implantar o Seu Reino e somos escolhidos para fazer parte dele.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
São Bráulio
O santo de hoje, foi bispo de 631 a 651.
Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa e tornou-se abadessa. Outro irmão foi para uma Abadia e outro, chegou a bispo.
Depois de entrar para uma vida de oração e contemplação numa abadia, Bráulio conheceu em Sevilha Santo Isidoro, escritor e santo.
Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo.
São Bráulio, rogai por nós!
domingo, 25 de março de 2012
Medo de voltar a amar. Programa Direção Espiritual.
Anunciação do Senhor
Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
sábado, 24 de março de 2012
Busque a maturidade espiritual
Nossos triunfos espirituais, muitas vezes, brotam com o sacrifício e a dor. Esse triunfo é estar na presença de Deus, independentemente da sua tristeza, da sua doença ou da sua depressão.
O pior fracasso espiritual que pode nos atingir é retirar Deus de nossa vida. E isso acontece quando idolatramos e adoramos falsos deuses. Na primeira leitura de hoje foi essa a experiência que o povo de Deus viveu, quando optou pelo imediatismo, buscando as respostas no Senhor só quando lhe era conveniente.
Talvez você, neste tempo de Quaresma, também já tenha experimentado o imediatismo, abandonando Deus e buscando as respostas em outros lugares. Talvez você já tenha abandonado sua penitência e se desviado do propósito que é viver a fidelidade ao Senhor.
Mas esse fracasso só vem quando somos imaturos espiritualmente, porque ainda vivemos na dependência total d'Ele, esquecendo que Deus caminha à nossa frente nos guiando.
A vida espiritual passa por "noites escuras" e por "desertos". Haverá dias em que você não terá vontade de sair de sua cama e ir à Santa Missa, mas, mesmo assim, você vai por uma decisão sua, por amor a Deus, porque compreende que na Celebração Eucarística você viverá um encontro com Ele. Essa pessoa, sim, pode dizer que atingiu a maturidade espiritual que o Senhor espera de Seus filhos.
Não podemos ficar presos ao passado, assim como o povo de Deus, que voltou a adorar um falso deus; pois ao agirmos assim, não seremos capazes de chegar à nossa "terra prometida".
O imediatismo, a dependência espiritual [ao mal] e a prisão ao passado fazem de nós um povo fracassado. E quando nos deparamos com isso, estamos a um passo do sincretismo religioso, buscando aquilo que nos é cômodo só para ir ao encontro do que nos é conforável.
Não misture a sua fé com nada! Viva a sua fé pura, assim como a recebeu da Igreja! Defenda os seus valores, e isso precisa começar dentro do seu lar. Somos chamados a adorar a um só Deus, Aquele que é único e verdadeiro.
Moisés, no Evangelho de hoje, é a prefiguração do Cristo, que desce de Sua condição de intimidade com Deus para acolher o Seu povo corrompido pelo pecado. Assim Jesus fez, deixando Sua divindade, sendo obediente ao Pai e se entregando na cruz para nossa redenção.
Talvez o Altíssimo hoje esteja se queixando, assim como fez com Moisés, em relação a nós. Porque colocamos inúmeras coisas no centro de nossas vidas, mas nunca Aquele que deveria ser nossa prioridade. Nós assumimos a idolatria trocando Deus Pai, que foi capaz de dar o único Filho para nos salvar.
Mas, mesmo assim, Deus não nos abandona, Ele faz com que Sua misericórdia seja maior do que qualquer erro que podemos cometer.
Tudo parte do mistério da cruz. Deus Pai já se esqueceu de todos os erros que você cometeu, não importam mais. Mesmo as infidelidades que cometeu contra Ele, e em Jesus Cristo, redimiu todos seus pecados. Já não há mais "vales escuros"! Só dias claros. Creia nas promessas de Deus e permita que sua vida seja impulsionada pelo amor do Pai.
--------------------------------------------------------------
Padre Donizete Heleno
Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O Senhor está chegando para julgar a Terra
Enquanto o inimigo de Deus tenta nos derrubar, vivemos uma esperança: estamos caminhando para os Céus Novos e uma Terra Nova que estão muito próximos. O Senhor virá trazendo a humanidade nova.
O Filho de Deus deixou nesta Terra a semente do Reino dos Céus: quem a trouxe foi Ele mesmo. Durante esses anos a semente esteve germinando e floresceu. Agora temos duas realidades: a semente que o demônio semeou e que produziu este mundo ao nosso redor – um mundo sem Deus, querendo impor a toda humanidade outro Cristo – e, do outro lado, a semente do Reino de Deus, que foi semeada por Jesus, pobre e humilde, que a regou com Sua Palavra e Seu Sangue, foi arrebatado pelo Pai e levado de volta para o Céu, de onde aguarda a separação do joio e do trigo.
O Senhor está chegando para julgar a Terra. Alegre-se, pois toda palha vai embora. Aquele que parecia ser dos nossos, mas não o era, será colocado de lado. Não seremos nós que realizaremos isso, mas o Senhor que virá para fazer o julgamento: a separação!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Santa Catarina da Suécia
Nasceu na Suécia, de família ligada aos reis. Sua mãe era Santa Brígida,
que após o falecimento do esposo, se tornou uma peregrina até
instalar-se em Roma.
Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.
Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até sua morte em 1381.
Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!
Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.
Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até sua morte em 1381.
Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!
sexta-feira, 23 de março de 2012
Dir. Esp. - Reconciliação dos contrários - Pe. Fábio de Melo
Como saber se o que ouvimos é verdade?
Para saber sobre a verdade de um fato é preciso falar com a pessoa envolvida na questão e perguntar-lhe sobre o que ouviu. Esse é o caminho mais curto e também o menos usado.
Infelizmente, quando descobrimos algo que nos chama a atenção, a primeira coisa que fazemos é perguntar o que está acontecendo àquele que – no fundo, já sabemos disso – nada vai acrescentar a nós.
E assim, seguimos entre dúvidas, julgamentos, condenações e fofocas. Quem quer mesmo conhecer a verdade faz do jeito certo!
Assinar:
Postagens (Atom)