Programa Alegrai-vos no Senhor

Total de visualizações de página

13951

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Qual a melhor penitência?



 



Qual a melhor penitência?

Na Quaresma, levados pela boa vontade, imaginação e sincero desejo de conversão, acabamos criando caminhos desenhados por nós mesmos, os quais, muitas vezes, nos levam a lugar nenhum.

Atenção: pois é preciso munir-se de sabedoria para não fazer deste tempo uma repetição de outros. Caminhando assim aprendi que a melhor penitência é a que Jesus me indica viver! Compreender Suas palavras leva tempo, exige mais oração e purifica o silêncio.

Quando for escolher penitências, pergunte a quem mais entende de sacrifícios!

Agora vamos rezar juntos! Clique no blog.cancaonova.com/ricardosa.

Com carinho e orações,


Seu irmão,
Ricardo Sá

Necessitamos constantemente da sabedoria divina





Necessitamos constantemente da sabedoria divina Poder-se-ia afirmar: “A sabedoria de Deus está no ar, está aí à nossa disposição, como as ondas do rádio”. Precisamos captá-la, sintonizá-la e colhê-la. Isso não significa que nos tornaremos sábios, pois somos sem sabedoria e constantemente necessitamos da sabedoria do Senhor. Ela nos vai sendo dada a cada momento, de acordo com a medida da nossa necessidade.

Nunca seremos perfeitamente sábios. Há pessoas que podem se iludir pensando que, ao receber o dom da sabedoria de Deus, vão se tornar sábias. Não é bem assim. Nós seremos sempre pobres de conhecimento e constantemente necessitados da sabedoria de Deus Pai.

São Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!” (Rm 11,33).

"Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem" (I Cor 1, 20-21).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Festa da Cátedra de São Pedro


Festa da Cátedra de São Pedro. É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.
Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação.
Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.

São Pedro, rogai por nós!